Fala galera, vocês estão bem?
Vejo bastante amigos e colegas, cometerem erros ao escolherem uma profissão e como se formar naquela profissão. A maioria faz escolha seja pelo salário que podem receber, ou por que já é algo de família, e é mais fácil começar na área. E é aqui que mora o perigo.
Uma profissão, antes do dinheiro ou de negócio de família, é uma vocação. Temos que saber quais são as nossas aptidões, nossos talentos. Existem pessoas que tem talento para área da saúde, outras para área de exatas, outras para parte criativa. E se invertermos isso? Se uma pessoa da área de exatas, ir trabalhar na área da saúde? Podemos ter aí uma combinação desastrosa. Por isso é tão importante sabermos qual área melhor nos encaixamos.
A maioria das pessoas não fazem os testes vocacionais, seja por falta de conhecimento de onde se faz, seja por não ter na maioria das escolas, ou seja lá qual for o motivo. Por isso antes de entrar direto em uma faculdade, seria interessante cursar um curso técnico. E por que curso técnico? Vamos aos motivos.
1° O curso técnico é mais rápido, geralmente com duração de um ano e meio, e tem opções particulares e públicas, presencial e a distância. E qual o resultado disso? Bom, por ser mais curto, o curso técnico é mais objetivo, fica mais fácil se saber se determinada área é para nós ou não, se não for, não perdemos tanto tempo.
Mas, e se for? Aí entramos no segundo motivo.
2° Aí temos outra vantagem, é mais rápido e fácil entrar no mercado de trabalho. Lógico, que o salário não será igual a quem tem uma faculdade, porém, iniciaremos mais rápido, e se for de fato nossa área, podemos fazer uma faculdade posteriormente.
E aqui não estou falando apenas teoria, mas sim uma prática que eu estou fazendo e está dando certo para mim. Fiz um curso técnico a anos atrás de contabilidade, e ingressei na área, em um escritório de contabilidade. Então, resolvi ingressar em uma faculdade, e estou fazendo ciências contábeis. Óbvio, depois de ter tentado outras opções como, Agronomia e Gestão Empresarial.
É isso galera, até a próxima.







Deixe um comentário