Fala galera, vocês estão bem?
Vamos falar um pouco sobre a Bolsa de Valores?
Muitas pessoas têm medo ou receio de investir na bolsa de valores por conta de muita informação falsa, ou por pessoas que operam sem conhecimento e acabam tendo prejuízo. Mas, a bolsa de valores, não é nenhum monstro de 7 cabeças. E para ser sincero, é até fácil.
Quando se investe na Bolsa de Valores, se torna sócio de uma empresa. Então se você é sócio da empresa, o raciocínio é simples. Você monta uma empresa, para no dia seguinte vender ela? Acredito que não. O objetivo de uma empresa, é fazê-la crescer e gerar lucro, e deste lucro, tirar um pró-labore. Ninguém monta uma empresa para dar prejuízo, ou ficar especulando.
Quando vamos montar uma empresa, tem diversos fatores envolvidos. Tem que conhecer o ramo, estudar onde vai ser instalada, ver como é a concorrência, fornecedores, qual é o perfil do cliente. São diversos fatores envolvidos.
Observe o seu bairro, quantas empresas existem? E a quanto tempo, que são os mesmos donos?
Pois é, agora imagina uma dessas empresas, só que de forma extremamente maior. Isso é a bolsa de valores. São empresas, que são extremamente grandes, e que negociam uma parte delas na Bolsa de Valores. Então quando você compra uma ação, você está se tornando sócio da empresa. Porém, com uma vantagem, sem a preocupação com a parte burocrática de se ter uma. Pois, quem está na parte administrativa irá cuidar dessa parte.
Então se eu sou sócio da empresa, e não preciso cuidar dela, qual é a vantagem de se investir na Bolsa de Valores? Existem várias maneiras de se ganhar dinheiro, e a vantagem da diversificação. Vamos esmiuçar isso.
Começando pelo fator da diversificação, a Bolsa de Valores é uma excelente maneira de diversificar o patrimônio e ter menos riscos. Lembrando que, quando se começa a investir na Bolsa, é quando a pessoa já está com as dívidas quitadas, e com a reserva de emergência feita.
Então, se torna uma excelente maneira de diversificar o patrimônio, pois existem empresas de diversos ramos. Empresas do ramo de petróleo, bebidas, setor financeiro, logística, energia, e outros ramos. Se um ramo vai mal, outro vai bem. Então através da diversificação, dilui o risco de perdas, e aumenta os ganhos. Uma excelente maneira de blindar o patrimônio.
Está bem Rafael, mas você falou em diversificação e blindagem de patrimônio, mas o que eu quero saber é, como que eu ganho dinheiro? Simples, se você é sócio da empresa, é para se ganhar um pró-labore, certo? Sim. E é exatamente isso. Porém, na Bolsa de Valores, esse pró-labore é chamado de dividendos.
Essa estratégia dos dividendos, inclusive ficou famosa por ser usada pelos maiores investidores, e um deles em específico é o nosso maior investidor pessoa física, Luiz Barsi. Existem empresas listadas na Bolsa de Valores que são boas pagadoras de dividendos. A própria B3 (que é a empresa que opera no Brasil atualmente), fornece uma lista das empresas que mais pagam dividendos.
Então, não é tão difícil assim a bolsa de valores, mas é necessário sim pesquisar sobre as empresas que vai se investir, pesquisar sobre a situação financeira e outros detalhes. Existem pessoas de referência na área, que ajudam a fazer essa análise.
Existem outras maneiras de se ganhar dinheiro, sem ser pelos dividendos? Sim, e pelo valor da ação. Se você compra uma ação, por exemplo a $30,00, e dias depois, essa ação vai para o valor de $35,00, e você vende essa ação, você ganha essa diferença. Pode se fazer isso? Sim. Existem pessoas que investem no modo day-trade, que são operações começadas e terminadas no mesmo dia. Ou prazos um pouco maiores. Mas com o objetivo de ganhar dinheiro com a diferença do preço da ação.
Aqui vou deixar minha opinião pessoal, esse jeito de ganhar pela diferença do preço da ação, eu não gosto e não sugiro. Pelo fato, que para conseguir ganhar dinheiro dessa forma, tem que acompanhar de perto o mercado, noticiário, política e tantos outros fatores que podem influenciar o mercado de capitais. E nessas operações, onde está o maior risco de perdas.
Mas Rafael, investindo para gerar dividendos, não tem risco? E sim, tem risco, mas com a estratégia de geração de dividendos, e a diversificação, os riscos são muito menores. Pois quando se investe pelos dividendos, é analisado a empresa, e empresas que pagam bons dividendos, são empresas consolidadas no mercado.
Bom galera, o básico é isso. Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Até a próxima.








Deixe um comentário