Fala galera, vocês estão bem?
Liberdade, quem não deseja ela? Mas a grande maioria das pessoas confundem liberdade com libertinagem. E existe uma grande diferença entre as duas. Bora refletir sobre elas?
A liberdade significa poder escolher o que se quer fazer. Libertinagem é fazer tudo o que se tem vontade. E fazer tudo o que se tem vontade, é um grande perigo.
Vamos para exemplos práticos. Você tem R$400,00 sobrando na conta, e pode escolher entre ir em um restaurante bacana jantar fora, comprar um tênis novo, ou investir esse dinheiro. Isso é liberdade. Já a libertinagem, é simplesmente sairmos fazendo tudo o que temos vontade, independente das consequências. E quando fazemos isso, o resultado quase sempre é catastrófico, pois nem todas as nossas vontades são boas. Por isso, precisamos sempre antes de fazer algo, usar da nossa liberdade para analisar se aqui terá boas consequências ou más consequências.
E é nesse sentido, que entramos na liberdade financeira. Muitas pessoas querem ter liberdade financeira, poder comprar o que se quer, poder fazer viagens bacanas, ter um lugar bom para se morar. Mas poucas pessoas param para refletir como se alcançar essa liberdade, e em vez de focar na construção de patrimônio para alcançar, simplesmente saem gastando, financiando sonhos que não tem condições de pagar no momento, e acabam entrando em dívidas altas, pagando horrores de juros.
E aqui não estou falando de um financiamento estudantil, ou a abertura de uma empresa, mas sim de casos como exemplo, de pessoas que querem um carro zero por exemplo, e em vez de pouparem dinheiro e usarem os juros compostos a seu favor, financia um carro em sessenta meses, o que dá cinco anos, e no final acabam pagando por dois, tendo somente um e esse com um valor menor, pois tem a desvalorização ao longo dos anos. Ou seja, pela pessoa querer antecipar um sonho, perdi uma quantia enorme de dinheiro.
E aqui, não estou falando que é ruim realizar os sonhos que se tem. Mas sim, da maneira como isso é feito. Todos queremos ter uma vida boa, poder usufruir de bons itens que nos proporcionem conforto, segurança e praticidade. Mas, é importante termos um planejamento para isso. Que se não, ao invés de termos nossa liberdade financeira, ficaremos reféns de contas para pagar, mês após mês, por longos anos.
A verdadeira liberdade financeira, vem da construção de patrimônio, seja através das compras de produtos como casas ou alguma outra coisa, que nos gere uma renda passiva, ou através de investimentos, onde o total acumulado, vai nos proporcionar um juro mensalmente, e com ele podermos escolher entre continuar trabalhando, ou se aposentar. Entre continuar na mesma profissão ou poder recomeçar tudo do zero, trocando de área, sem medo de ficarmos sem dinheiro,
Quando paramos para analisarmos nossas possibilidades, percebemos que se formos seguirmos nossos impulsos, a chance de fazermos bobagem é enorme, mas se refletirmos sobre, encontraremos uma solução boa, que nos gerará bons resultados.
Bom galera, por hoje é isso. Até a próxima.








Deixe um comentário